sábado, 20 de agosto de 2011

Discipulado um para um

Discipulado um para um


Capítulo 1 - Introdução

Pesquisas matemáticas apontam que o modelo atual de evangelização que diz que o importante é gerar muitos discípulos não é o melhor método existente. Supomos dois cristãos João e Cristiano.

João é um grande evangelista e prega na Praça da Sé todo dia, e consegue evangelizar 1 pessoa por dia trazendo para a sua igreja . Em um ano ele consegue 365 pessoas. Parece bom, ele realmente é um grande evangelista, mas vejamos Cristiano.

Cristiano faz 1 discípulo por ano mas ao contrário de João ele tem tempo para discipular seu discípulo. E treina ele para discipular também 1 pessoa por ano.

Quem é o melhor evangelista? Quem contribui mais para o Reino de Cristo?

Abraão é chamado de o pai da fé. Ele foi o primeiro hebreu, e Deus disse que sua descendência seria numerosa como as estrelas do céu e como a areia do mar (Ge 22:17).

E Deus quer fazer a mesma coisa contigo basta ter fé e um pouco de teoria.

Bem vamos ver João, ele ganha 365 por ano sua função de crescimento por ano é J(t)=365,25t (por causa do ano bissexto). Em 1 ano ele faz 365 discípulos em 10 anos 4017 uma igreja grande já, em 20 anos ele faz 7670. Só que tem um problema ele tem muitos discípulos e não consegue dar um treinamento para eles, e eles demoram um bom tempo para fazer mais discípulos e muitos se perdem por não ter um cuidado.

Já Cristiano tem um ritmo mais devagar, mas seus discípulos são bem cuidados e em 1 ano já conseguem fazer evangelizar outra pessoa e fazer ela evoluir também. Então a função é C(t)=2^t onde a cada ano dobra o numero de discípulos. Em 1 ano ele faz 2 discípulos, em 2 anos os 2 juntos já fizeram 4, no ano que vem 8, em 10 anos 2048 díscipulos em 20 anos 2 milhões de díscipulos, em 33 anos 8 bilhões de díscipulos com toda a terra evangelizada e assim cumprirá a ultima profecia.

Mateus 24:14 E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.

Mas você deve estar se perguntando? Que loucura é essa como isso é possível. Observe a tabela abaixo.




Até certo ponto o super evangelista João é ótimo, até o ano de 2020 ou seja em 11 anos ele parece ser mais eficaz do que Cristiano. Mas depois Cristiano começa a crescer enormemente e em 33 anos ele cumpre Mateus 24:14. Observe o gráfico para você ter uma idéia da eficácia de Cristiano.



Enquanto E1PD (evangelismo de 1 por dia) de João tem crescimento linear o D1P1 (discipulado 1 para 1) de Cristiano tem um crescimento exponencial se mostrando muito mais eficaz.

E convenhamos que são poucos no mundo que pregam que nem João e ganham 1 por dia. Ganhamos de 1 a 5 por ano em média. Devemoss investir nosso tempo preparando nossos díscipulos num discipulado pessoal e se possível diário.

Mesmo se não conseguirmos investir diariamente mas se conseguirmos semanalmente eles terão 52 lições. Aliadas a uma leitura devocional da bíblia em conjunto com outros livros podemos formar facilmente um evangelista discipulador D1P1 em um ano.

É lógico que enquanto você lê este artigo o reino de Satanás está lutando contra essa verdade pois encurta o tempo dele radicalmente. E bombardeando sua mente com muitas dúvidas, mentiras e incertezas. Pois isso encurta o tempo dele em 33 anos. E para cada pessoa incluída nessa visão encurta o tempo do reino dele na terra. E a aproxima sua eterna condenação.

Analizando a função abaixo vemos o quanto pode ser eficaz se estiver mais de um mestre trabalhando com a visão D1P1.

Fn(t,n)=n.2^t

A cada sendo x números inteiros temos a redução de um ano para alcançar toda a população mundial. Então se tivermos 2 mestres (sem contar o que você discipulou) trabalhando terminaremos em 32 anos. Se tivermos 4 mestres, 31 anos. 8 mestres, 30 anos. 16 mestres 29 anos. E por ai vai.